DICAS

QUIMIOTERAPIA E QUEDA DOS CABELOS II
 

QUIMIOTERAPIA E QUEDA DE CABELOS                    

O efeito colateral mais temido pelas mulheres durante a quimioterapia é sem dúvida a perda do cabelo, que compromete diretamente a vaidade feminina.Por este motivo, hoje dispomos de vários recursos acessíveis, as empresas em todo mundo se voltaram para o público feminino e masculino em tratamento contra o câncer,  investindo em  tecnologia. Hoje verificamos opções mais confortáveis e bonitas. Já é possível sentir-se linda  durante o tratamento como turbantes, lenços, perucas humanas e sintéticas, as  auréolas de cabelo, etc.

Formulamos algumas dicas para orientá-la:

Primeiramente procure seu médico e saiba se o tratamento que você esta fazendo prevê como efeito colateral a queda de cabelo. Se positivo, procure seu cabeleireiro e avalie com ele um corte um pouco mais curto. Desta forma, você vai se permitir mudanças mais naturalmente, lembre que fios mais longos tendem a cair mais rápido. Neste momento, algumas mulheres optam por estilos bem diferentes, outras já preferem manter o mesmo estilo, sem ousar muito, mas tenha em mente que você tem mais opções e recursos para disfarçar a alopecia durante o tratamento do que alguns anos atrás. Então permita-se conhecer tudo o que o mercado lhe oferecer e escolha o  que mais lhe agradar. Na ALICC – Associação Limeirense de Combate ao Câncer, contamos com um banco de perucas e lenços e com a profissional voluntária Raquel Rangel, que faz a adptação de lenços e perucas que serão oferecidas às pacientes com alopecia provocada pela quimioterapia.

Dicas de Como Escolher sua Peruca:

Para pacientes em tratamento médico:

Tenha em mente que seu cabelo irá crescer novamente e é importante pensar que neste momento você se adapte a um corte mais curto, aproveite para brincar com as cores e estilos, o fundamental é que você se sinta bem e, claro, linda! A peruca é um recurso importante. Além da praticidade, é simples ajustar e colocar pela manhã e mais simples ainda é não precisar domar os fios, fazer escova, prancha, bobs ou hidratação; as perucas da HD te dão a opção de ficar despenteada só com o toque das mãos pressionando os fios ou arrumada com o movimento dos dedos sob os mesmos.Mesmo que você opte pelo corte que tem atualmente, tente uma peruca ligeiramente mais curta. Durante o tratamento, muitas pessoas irão perder peso e com o rosto ligeiramente desenhado, então com um corte mais curto é fácil manter a plenitude. Comprando duas perucas de estilos diferentes podemos tornar a vida mais fácil e prática.

Mairi Lani Rodrigues

Ass. Coord. Patologia Mamária

   
   
VOLTAR