DICAS

Chocolate na Medida
 

 

 

O chocolate é produzido a partir da massa de cacau (Theobroma cacao), açucar (sacarose), manteiga de cacau, substâncias flavorizantes e outros compostos como leite e oleagenosas, pode trazer benefícios à saúde humana.

Este alimento apresenta conteúdo significativo de gorduras, porém a qualidade e quantidade delas nos tipos de chocolate é que variam. Quanto mais amargo o chocolate maiores os benefícios nutricionais por conta da porcentagem de cacau que ele traz. O chocolate ao leite traz em sua composição mais gordura saturada e açucar, ficando com apenas 16% de cacau. No chocolate acima de 50% de cacau, trará em sua composição pelo menos metade da massa de cacau e com menos açucares e gorduras saturadas, fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares. Quanto maior a porcentagem de cacau, maiores os benefícios para o nosso corpo, por ele apresentar em sua composição os flavonóides e as epicatequinas, potentes antioxidantes que melhoram a função vascular periférica e diminue o estresse oxidativo, respectivamente, oriundo da produção de radicais livres.

Por outro lado, já foram realizados estudos que identificaram que o individuos que consomem diariamente chocolate possuem risco maior de desenvolver menor densidade mineral óssea, ou seja, torna as pessoas mais propensas ao desenvolvimento de osteoporose. Isso provavelmente se deve a alguns farores como: presença de cafeína (mas ainda não foi conclusivo), presença de oxalato (que inibe a absorção de cálcio), presença de cacau e açucar (pois aumenta a concentração de insulina no sangue, que faz aumentar a excreção de cálcio pela urina). Foi identificado que o consumo de 100g de chocolate amargo pode aumentar em 147% a excreção de cálcio pela urina. Porém mais estudos são necessários para investigar esses efeitos.

A única comprovação que temos é que 40 gramas de chocolate acima de 50% de cacau podem trazer benefícios para nós. Tudo que consumimos em excesso sempre poderá trazer algum malefício.

Nutricionista Déborah Leite Teixeira - CRN 3/2976 

 

 

   
   
VOLTAR